14 de fevereiro de 2010


Comemoramos 10.000 acessos e 100 posts!
4 dicas especiais para ter acessos no blog e resumo semanal.

Olá pessoal,

  Essa semana, a ‘Palavra do Chefe’ vem comentando sobre o carnaval, apresentando a nova coluna, Ecologindo, e celebrando os 10 mil acessos ao blog, com isso coluna Opinião de hoje traz um especial, ‘República Comemora’, sobre o processo ocorrido até atingirmos esse número, e os quatro passos para conquistar visitantes fiéis. E ainda, estréia a série ‘Resumão’ que em tempos de overdose de informação vai facilitar na filtragem do que é interessante ou não para o leitor.
  Vale continuar lendo as série abaixo que estão muito especiais.


Palavra do Chefe: É Carnaval, nova coluna e comemoração!
  É carnaval e a coisa anda lenta por aqui. Postagens sendo publicadas um pouco depois do programado, entrando atrasadas no feed, colunistas fanfarrões caindo na festa e esquecendo de preparar colunas, uma alegria só! Hehehe.. 
  Mas, apesar disso tudo, essa semana que passou foi uma semana de grande importância para o blog. Foi ao longo dela que completamos 100 artigos e 10.000 acessos. Ou seja, temos uma média de 100 acessos por artigo e como estamos há 4 meses publicando, quase 100 acessos por dia. É muito gratificante perceber estatísticas como essas, visto que o blog começou aos poucos sem grandes perspectivas e hoje em dia começa a conquistar alguns leitores fiéis e visitantes constantes.
  Nessa semana também aconteceu a substituição da série Nerdeiro, que estava com material escasso e muito específico, pela coluna Ecologindo, sobre sustentabilidade e ecologia, assuntos importantíssimos nos dias de hoje. A mudança ocorreu de forma natural e o twitter da coluna também mudou.
   Se você está, assim como eu estive, interessado em conhecer as principais medidas para se ter sucesso no início do blog, leia a série especial abaixo criada só para esses momentos comemorativos.
  Leia também o Resumão. Uma nova série criada para quem quer filtrar o que é interessante e o que não é no blog.
  Obrigado por acompanharem e até a próxima!

República Comemora #1: 10.000 Acessos e 100 Artigos


  Para comemorar esses números satisfatórios, resolvemos mostrar nesse artigo, quatro pontos chave que um blog deve ter para alcançar seu 10.000º acesso. Óbvio que grande parte dessas afirmativas é de conhecimento comum entre os blogueiros interessados em potencializar o alcance do seu conteúdo, mas assim como tivemos a oportunidade de ler sobre como potencializar um blog, gostaríamos de dar essa oportunidade aos nossos leitores.
  1. Conteúdo de Qualidade: O que não falta na internet hoje é conteúdo. O que diferencia um conteúdo do outro é a forma como ele é abordado. Não basta despejar informação bruta aos leitores e esperar que eles engulam sem se engasgar. Também não é interessante criar verdades únicas e transmiti-las ao público sem esperar que ele faça críticas. O que importa é que a informação que você vai publicar tenha sido filtrada, eliminando o lixo e mantendo o que interessa. Dados e números são sempre bem-vindos e tornam as verdades incontestáveis, porém, abrir o jogo para reflexões e permitir que o leitor sinta-se capaz de teorizar e debater sobre o assunto estimula-o a voltar ao blog e repassar as informações ali encontradas.
  2. Alvos e Objetivos: Para tudo na vida precisamos traçar um objetivo. Não seria diferente com blogs. Antes de divulgar e mostrar a todos o que você produziu tente imaginar qual é o público que você pretende atingir com as informações que você produz. Defina metas de audiência e de como essa transmissão será trabalhada. Exemplo? Não tente escrever sobre exercícios fisioterapêuticos para idosos com osteoporose e divulgar numa comunidade de jovens que estão interessados em sair, se divertir e encontrar pessoas novas. Para eles sua ação atuará como um spam, certo? #FikDik
  3. Tempo amigo: O tempo para um blogueiro pode ser um excelente aliado, mas não experimente tê-lo como inimigo. Afinal, numa era aonde divulga-se informações muito mais rapidamente por redes sociais do que por mídias tradicionais, o tempo é um elemento importantíssimo na vida de um produtor de conteúdo. De que adianta fazer um baita artigo sobre o lançamento do iPad, por exemplo, bem estruturado e para o público certo, se ele vai ser publicado uma ou duas semanas depois do lançamento? Até lá o leitor já terá lido todos os comentários de gente que entende ou não do assunto e estará afim de coisas diferente, que inovem e, claro, sejam atuais.
  4. Compartilhamento: O ponto final desse artigo é compartilhar. ‘Share’ provavelmente é uma das palavras da década que se inicia. Todos buscam o compartilhamento, seja ele de arquivos, dados, músicas ou informações. Deter uma informação e mantê-la privada não é mais sinônimo de sabedoria (se é que já foi algum dia). Esperto é o primeiro que compartilha o que sabe, beneficiando o segundo, e também o que não sabe, beneficiando a si ao segundo e ao terceiro. Afinal, alem de ter o seu conteúdo divulgado, o produtor que compartilha assimila e aprende novas informações que serão usadas como base para mais produção de conteúdo.

  Então, podemos dizer que um blog que associa conteúdo de qualidade, objetivos e público definidos, tempo como aliado e compartilhamento do conhecimento, é um blog que com certeza atrairá um público fiel e interessado.

Certo?

Resumão #1: GBuzz, Marketing Boêmio, iPad, e muito mais.
  As coisas ainda estão num time difícil por aqui. Afinal, mesmo tendo começado o ano há quase dois meses, o Brasileiro pára mais uma semana para o Carnaval, a festa profana.
  As colunas entraram no clima: a Agenda mostrou o Google Maps dos blocos no Rio e o Ubizu (rede social para baladeiros). A coluna Breve em Róliudi trouxe dicas para quem detesta a alegria contagiante do carnaval. A coluna Modei trouxe os looks que chamaram atenção no Baile de Carnaval da Vogue e a Zilhões de Idéias mostrou duas ações comerciais incríveis de marcas de cerveja, a bebida mais adorada pelos foliões.
  Como de praxe, muitas curiosidades foram abordadas nas colunas dessa semana. A Bibliotecando, por exemplo, mostrou o caminho árduo que A Cabana passou até se tornar um dois mais vendidos do mundo e mostrou também mistérios sobre o novo livro de Stephen King, Under The Dome, que começou a ser escrito nos anos 80, à mão, e contou com técnicas de marketing viral para o seu lançamento. Sem contar no artigo sobre iPad como leitor digital.
  O mundo das notícias também foi alvo das colunas nos dias que passaram. A Notícia da Hora trouxe a capa do jornal carioca Meia-Hora com o Chupa Tessália, integrando internet com imprensa e mostrou também o contrato entre o New York Times e o novo gadget da Apple.
  Vale a pena conferir o conteúdo dessa semana e ficar de olho no que vai rolar nos próximos dias!

Um grande abraço!
Rafael Rezende

--
  Contamos com os seus comentários, dicas, sugestões, críticas e elogios, para que possamos melhorar a cada semana.
  Você pode entrar em contato com a equipe da coluna pelo email: opiniao.republicaon@gmail.com
  
 A coluna é assinada por Rafael Rezende, criador e colunista do blog, interessado em publicidade, midialogia, web-design e entreterimento. Quer entrar em contato com ele? Acesse seu twitter pessoal.

Um comentário:

  1. Muito legal o post. Ah, e parabéns pelos 10.000 acessos.
    http://sociedadejm.blogspot.com

    ResponderExcluir