10 de fevereiro de 2010

 
Corrida Presidencial
A análise de um gráfico sobre a corrida presidencial

Olá pessoal,

  Em ano eleitoral, a coluna Politicagem do Republica Online trará todas as informações sobre os candidatos, partidos, pesquisas e especulações políticas, fazendo uma cobertura muito original do processo.
  Ainda faltam alguns meses para as eleições 2010, onde os brasileiros definirão quem governará nosso país, pelo menos, pelos próximos 4 anos. Mesmo assim o debate sobre as campanhas e candidaturas já estão a todo vapor. Nosso compromisso com os leitores será a imparcialidade e a responsabilidade de fazer chegar até vocês tudo que for necessário para que a escolha do futuro Presidente do Brasil seja a mais acertada possível.
  No post de hoje publicamos o gráfico personalizado criado a partir de uma pesquisa do CNT/Sensus sobre os possíveis votos nos possíveis candidatos à presidente do Brasil.
  O gráfico e análise detalhada você confere clicando em ‘Continuar Lendo’.


  Na segunda-feira (01), a CNT/Sensus apresentou as primeiras pesquisas com os possíveis candidatos a candidatos a presidente (levando em consideração que as candidaturas só se oficializam em julho e até que as amarrações políticas não sejam efetivadas trabalharemos apenas com hipóteses). Os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) apareceram tecnicamente empatados, seguidos por Ciro Gomes(PSB) e a Marina Silva(PV).

  Alívio pra uns, preocupação pra outros, o crescimento de Dilma, veio depois de um intenso trabalho, feito pelo atual presidente, Luis Inácio Lula da Silva, que nos últimos meses fez campanha de forma indireta com a candidata petista, levando-a em sua Comitiva por todo o Brasil e colocando-a para discursar na maioria dos eventos em que esteve envolvido nesse tempo. Sem contar na inteligente contratação que foi a do marketeiro da campanha da possível candidata petista, o mesmo que acompanhou o simpático presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O principal objetivo de marketing era a mudança da figura de Dilma (séria e nada simpática) na cabeça dos eleitores. Alem disso a aprovação de Lula subiu para 81% do eleitorado, mesmo sabendo que a fórmula de transferir votos não funciona, isso pode de alguma forma explicar o crescimento da atual Ministra da Casa-Civil.
  Já os aliados de José Serra não ficaram muito satisfeitos com a pesquisa de opinião pública. Ainda existe certa resistência de alguns partidários para com o nome do Governador de São Paulo. Outras siglas que pretendem coligações com o PSDB vêem com olhos melhores candidatos como Aécio Neves (MG) e alguns tucanos ainda acreditam que Geraldo Alckmin (aquele que perdeu pro Lula em 2006) deveria ser o representante do partido nessas eleições. Porém, Serra, famoso por manter ativo um perfil no Twitter com respostas aos eleitores e prestação de contas, ainda leva uma grande vantagem entre os demais colegas de partido, por ser mais conhecido e estar à frente do maior colégio eleitoral do Brasil.
  Correndo por fora, estão os candidatos Ciro Gomes (PSB) e a ex-petista Marina Silva (PV), conhecida por se desligar do antigo partido com vergonha da falta de ética de seus companheiros. Se nada mudar até as eleições, esses candidatos serão meros coadjuvantes da guerrilha que mais uma vez acontecerá entre PT e PSDB. E a soma dos seus votos deve levar as eleições de 2010 ao segundo turno.

  Resta a nós, continuar acompanhando essa disputa. Durante as próximas semanas traremos relatórios aprofundados de todos os candidatos, bem como seus prós e contras. Nossa missão não é formar opinião e sim informar eleitores críticos e responsáveis pelo poder de seu voto, pois esse é o principal agente de mudança da sociedade.

  Até a próxima quarta! Continue nos acompanhando no Twitter.
  Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Mande para nós politicagem.republicaon@gmail.com

  A coluna Politicagem é assinada por Lucilene Becalli, jovem, consciente política, cidadã e eleitora. Quer entrar em contato com ela? Acesse seu twitter pessoal.

3 comentários:

  1. eu gosto da Dilma, nao sei pq. o serra nao me passa uma imagem boa, e o ciro deveria desistir, rs. Enfim, todos são farinha do mesmo saco! mas, se a dilma continuar o que lula está fazendo, prefiro votar nela!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela análise.
    Eu particularmente detesto política, desta anos eleitorais, debates...e principalmente, os candidatos atuais são péssimos..
    Dilma apenas é capacho do atual presidente, não trará nada novo, apenas viverá do velho, que diga-se de passagem foi bom sim, mas idéias de FHC, contidas pelo PT. Lula foi um ótimo Articulador. Enfim, uma candidata que está fora de questão pra mim, em termos de voto, ou seja? NEVER.
    José Serra é fraco demais, um homem que não consegue governar um estado, jamais conseguirá governar um país, um homem que vê um estado de calamidade como está a cidade de São Paulo e diz: Fiquem calmos está tudo sobre controle, não deve ter um voto sequer de confiança.
    Ciro Gomes é um candidato pra se pensar, nunca vi nada extraordinário vindo dele, talvez por isso esteja curiosa para saber sua capacidade.
    E por fim Marina Silva, a única coisa que gosto dela, é o fato dela desafiar a máfia Petista, achei porreta hahaha, enfim análise de alguém que detesta a política em geral, mas que imagina ser exatamente assim como descrito.
    Ju Félix

    ResponderExcluir