3 de fevereiro de 2010

 
O seu horário eleitoral, gratuito e não obrigatório do blog.

Olá Pessoal!

  Sejam bem-vindos à coluna Politicagem, no República Online! Um espaço que, sem dúvida, será palco de inúmeras polêmicas e discussões sobre um dos grandes temas da história contemporânea. Ao intitularmos o espaço, algumas dúvidas surgiram a respeito do uso do termo ‘Politicagem’. Dizem as más (ou boas) línguas, que o termo se refere ao lado ruim da política, segundo o respeitado Aurélio: Politicagem é a política reles e mesquinha de interesses pessoais. / Atos de politiqueiros. Então, num exercício de livre aplicação do termo, resolvemos dar ao conceito um significado próprio, em que politicagem é um modo de enxergar a política. Nem com olhos preconceituosos muito menos passivos.

  O objetivo da coluna é analisar Linhas diferentes da política. Vamos analisar o lado desnecessário, mas também o necessário. Vamos comentar o lado sério, e o engraçado.   Em ano eleitoral vamos discutir os principais pontos que determinam o cenário político nacional e analisar os perfis dos candidatos de maneira inovadora, sempre levantando questões, pedindo opiniões e incentivando a conscientização do agente mais importante desta ação, o cidadão. Afinal, é comum ouvir de grande parte dos jovens eleitores, comentários negativos sobre a política. Devemos lembrar que esses mesmos jovens eleitores, são filhos de uma geração que lutou pelos direitos políticos que hoje deveríamos usufruir. Então está mais do que na hora de nos levantarmos de trás dos nossos bonitos discursos, e agirmos para acabar com as ações ilícitas e imorais e valorizar as ações inteligentes e bem intencionadas

  Como nas outras colunas, o nosso conteúdo será dividido em séries que serão criadas ao longo dos acontecimentos. Algumas delas você confere agora:
Atenção Srs. Passageiros do Aero Lula: Até o fim do ano passado, o atual Presidente havia passado mais de 400 dias no exterior desde 2003. No último ano de seu mandato Lula programa 21 viagens ao exterior até junho. Você vai conferir um balanço das viagens do presida e ainda uma análise do efeito dessas viagens para a visibilidade do país. Então apertem os cintos e em caso de emergência: relaxem e gozem.

Presidente da República: ‘Vai ter eleição!’ anuncia o samba de fim/início de ano da TV Globo. E, como nos preocupamos com o futuro do país, nada mais pertinente do que analisar os perfis dos (possíveis) candidatos ao cargo de poderoso chefão. Como no BBB10, a diversidade entre os candidatos é grande. Portanto, faremos uma análise detalhada e original para orientar (sem favoritismo) os eleitores, principalmente os mais jovens, que ainda estão por fora.

De Olho no Candidato (Eleito): Deputado, Vereador, Prefeito ou Governador. Ninguém escapa dos olhos atentos dos nossos fiscais que vão revelar os dossiês dos candidatos mais “ficha-suja”, sejam eles só candidatos ou já eleitos.

‘Você (não) me conhece!’: O bordão é clássico. Figuras populares (populares nesse caso no sentido de quantidade e não qualidade) por terem um número de amigos e ‘fãs’  necessário para elegê-los imaginam que podem ocupar algum cargo político e logo se candidatam à vagas de vereadores e deputados. Cantores, mulheres frutas, lendas urbanas... Qualquer um pode ser candidatar e, o que piora o quadro, muitos acabam se elegendo. A série vai mostrar as figuraças que chegam a fazer comédia no ‘sério’ e ‘respeitado’ Horário Eleitoral Gratuito. E ainda vai trazer à tona uma questão muito importante. ‘Realmente, será que não é preciso fazer uma faculdade específica para se tornar político?’

  Essas são apenas algumas das séries que vão orientar os temas comentados na coluna. Não percam, toda quarta, na primeira publicação do República Online!
  Você, internauta e cidadão, tem papel fundamental na nossa coluna. Contamos com os seus comentários, dicas, sugestões, críticas e elogios, para que possamos melhorar a cada semana. Você pode entrar em contato com a equipe da coluna pelo email: noticiadahora.republicaon@gmail.com e ainda nos seguir no nosso perfil do Twitter, onde rola conteúdo extra, comentários sobre as manchetes, e muito mais.

A coluna Politicagem é assinada por Lucilene Becalli. Quer entrar em contato com ela? Acesse seu twitter pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário